Perspectiva - Pierre Fabre

Newsletter informativa semanal para os colaboradores da Pierre-Fabre Brasil
15 de Fevereiro de 2019.

Estudo traz novas perspectivas para pacientes com câncer colorretal

Sobrevida global média de 15,3 meses é primeiro resultado positivo para tratamento do estágio mais crítico da doença

A Pierre Fabre e a Array BioPharma anunciaram resultados de um estudo que traz novas perspectivas para o tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático com mutação BRAF. Essa mutação, que acelera a produção de células cancerígenas, aparece em 15% dos casos de câncer colorretal e corresponde a um risco 50% mais alto de morte. Até então, nenhum tratamento havia mostrado resultados positivos para esse estágio da doença.

O tratamento combinado de encorafenibe, binimetinibe e cetuximabe, desenvolvido pela Pierre Fabre em parceria com o laboratório norte-americano, possibilita uma sobrevida global média de 15,3 meses para os pacientes nessa condição, de acordo com o estudo. Essa é a única linha de tratamento disponível hoje para a doença.

A divulgação dos resultados do estudo sobre a eficácia da tríplice combinação de medicamentos ocorreu em janeiro, durante o Simpósio de Câncer Gastrointestinal ASCO 2019, realizado em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer em homens e o segundo mais comum em mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, só este ano, serão diagnosticados mais de 36 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil.

No ano passado, a combinação de encorafenibe e binimetinibe foi aprovada nos Estados Unidos e na Europa para tratamento de adultos com melanoma metastático com mutação BRAF, o tipo mais severo de câncer de pele. Nesse caso, a sobrevida média global é de 33,6 meses.

footer