Conexão Rede Rotulagem

Supermercadistas têm a oportunidade de conhecer a Rede Rotulagem

Entre os dias 19 e 21 de março aconteceu, no Rio de Janeiro, a 53ª Convenção ABRAS. Promovido pela Associação Brasileira de Supermercados, o evento reuniu líderes e profissionais das principais redes de comércio de alimentos e bebidas do país. O tema da edição de 2019 foi “O Consumidor Transformando o Varejo”.

A Rede Rotulagem esteve presente na convenção com um estande, no qual expôs sua proposta para os rótulos de alimentos e bebidas, que estão sendo revistos pela Anvisa. Para apresentar o modelo informativo colorido, foram exibidos vídeos com o preparador físico Marcio Atalla, a cientista Natalia Pasternak, o gerente-executivo da PROTESTE, Henrique Lian e as nutricionistas Márcia Terra e Vanderli Marchiori. Em cada vídeo os especialistas demonstram as vantagens do modelo proposto pela Rede Rotulagem para consumidores: ele é o mais claro com relação às quantidades de açúcares, gorduras e sódio, se baseia no uso das cores do semáforo e toma como base as medidas usualmente consumidas de cada alimento, evitando que o consumidor tenha que fazer cálculos para entender o que está ingerindo. A aproximação com os supermercadistas é fundamental para garantir a adesão da população ao debate sobre a rotulagem nutricional.

  • EM MOVIMENTO
    • O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) lançou um estudo sobre a interferência da indústria de alimentos nas políticas de rotulagem nutricional. O relatório faz referência à documentação de estratégias que seriam realizadas pelo setor produtivo “porque os interesses comerciais são contrários ao direito à saúde e ao desenvolvimento de políticas de alimentação e nutrição saudável”. A íntegra da investigação pode ser consultada aqui, em espanhol.
    • No dia 18 de março teve início a coleta de dados Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), realizado pelo Ministério da Saúde. Serão consideradas informações sobre os hábitos alimentares de crianças de até cinco anos de idade. O objetivo é obter subsídios para monitoramento e aperfeiçoamento de políticas públicas. O estudo, que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai considerar 15 mil domicílios em 123 cidades de todo o país.

     

  • NA IMPRENSA
    • Poder de Compra – Rádio BandNews FM – 22/03 – Mudança nos rótulos de alimentos estão em estudo há 5 anos
      A matéria apresenta o processo de revisão nas normas sobre a rotulagem nutricional que, desde 2014 está em curso na Anvisa. O texto dá ainda destaque às propostas de rótulos que estão sendo avaliadas pela agência reguladora: o modelo informativo colorido proposto pela Rede Rotulagem, inspirado no modelo do Reino Unido, com o uso de cores do semáforo de trânsito; o nutri score, defendido pela Sociedade Brasileira de Nutrologia e inspirado na experiência francesa; e, por último, a proposta do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), semelhante ao aplicado no Chile, com o uso de triângulos pretos alertando para a concentração de açúcares, gorduras e sódio.
    • Financial Times – Folha de São Paulo – 21/03 – Luta do Chile contra doces e gordura desperta interesse de outros países
      Reportagem destaca as mudanças promovidas pelo Chile para reduzir o consumo de açúcar e a adoção do modelo de rótulo baseado no alarme com octógonos pretos sinalizando a concentração de açúcares, gorduras e sódio e limitando a publicidade infantil. Segundo o texto, análises iniciais identificaram um possível êxito da estratégia. O texto original, em inglês, pode ser acessado aqui.

     

  • CANAIS SUA LIBERDADE DE ESCOLHA
  • Participe
  • É muito importante o apoio das associações que formam a Rede Rotulagem na divulgação do modelo informativo colorido e de suas vantagens para o consumidor e a sociedade. Coloque em pauta o tema da rotulagem nutricional no seu setor ou região de atuação. Precisa de suporte ou subsídios para sua ação de divulgação? Fale com a gente: rederotulagem@kubix.com.br

     
    Rede rotulagem
    Facebook LinkedIn Instagram YouTube www.rederotulagem.com.br