Perspectiva - Pierre Fabre

Pierre Fabre: da prevenção ao tratamento

Ao longo de 2018, a Pierre Fabre Oncologia conquistou avanços muito importantes no desenvolvimento de medicamentos eficazes para o tratamento de melanoma mestastático com mutação BRAF. A combinação do uso de encorafenibe e binimetinibe, cuja eficácia foi comprovada por meio da terceira fase do estudo Columbus, recebeu parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Food and Drugs Adminstration (FDA), dos EUA, no final do ano passado.

A estratégia terapêutica foi desenvolvida pela Pierre Fabre, em parceria com a Array Biopharma, evidenciando nossa abordagem holística sobre a saúde e estendendo nossos esforços de cuidado com a pele desde a prevenção até o tratamento de doenças graves como o melanoma.

O perigo silencioso do melanoma

Melanoma é um câncer de pele que começa nas células que produzem melanina, substância responsável pela pigmentação. É o tipo de câncer de pele que surge com menor frequência, mas também o que apresenta maiores índices de letalidade. O melanoma avançado irressecável (que não pode ser removido cirurgicamente) e o melanoma metastático (que já se espalhou para outros tecidos do corpo) são os tipos mais sérios de câncer de pele. Aproximadamente um em cada dois casos de melanoma avançado apresenta a mutação BRAF, que influencia a forma como as células cancerígenas se multiplicam dentro do organismo.

Diversos fatores podem causar o surgimento do melanoma. Os principais são:

  • Exposição aos raios ultravioleta (incluindo queimaduras solares),
  • Distúrbios de pigmentação da pele,
  • Múltiplas verrugas,
  • Histórico familiar,
  • Sistema imunológico frágil.

Prevenção e sintomas

A prevenção e o cuidado com a pele são muito importantes. Usar protetor solar todos os dias e evitar a exposição nos horários de maior intensidade de radiação UV são boas práticas para evitar o aparecimento da doença. Visitas periódicas ao dermatologista e o monitoramento das pintas e sinais da pele também contribuem para a saúde. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Dentre os sintomas, destacam-se o aparecimentos de novas pintas e verrugas, e mudanças em pintas e verrugas já existentes – formato irregular, mudança de cor, aumento de tamanho, coceira ou dor e sangramento.

Novos casos

Confira as estimativas do Instituto Nacional do Câncer para novos casos de melanoma no Brasil:

Casos de homens com melanoma Casos de mulheres com melanoma
footer