PERSPECTIVA - Julho de 2019

Pierre Fabre Oncologia: inovando o tratamento de melanoma

A Pierre Fabre é reconhecida por sua trajetória na área da oncologia, principalmente por seu importante papel no tratamento quimioterápico do câncer. Para desenvolver estratégias terapêuticas inovadoras, a empresa investe em pesquisa própria e também estabelece parcerias com biofarmacêuticas de ponta, por acreditar que essa cooperação é fundamental para o avanço das investigações sobre o câncer.

A parceria que deu origem ao lançamento do encorafenibe e binimetinibe é um exemplo. Essa nova opção de tratamento para pacientes com melanoma metastático irressecável BRAF mutado, o tipo mais grave de câncer de pele, coloca a Pierre Fabre entre as principais referências mundiais em oncologia.

Enco+Bini no tratamento de melanoma metastático irressecável BRAF mutado

Pesquisadora com tudo de ensaio

O câncer de pele é um dos mais prevalentes na população brasileira, com cerca de 85 mil novos casos estimados para 2018 e 2019, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Entre esses, cerca de 6 mil novos casos devem ser de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, sendo o melanoma metastático o mais grave e potencialmente fatal, associado a baixas taxas de sobrevida.

Aproximadamente um em cada dois casos de melanoma avançado apresenta a mutação BRAF. Essa alteração faz com que as células de câncer se multipliquem em maior velocidade, aumentando o tamanho da lesão e favorecendo a ocorrência de metástase. A combinação de Encorafenibe e Binimetinibe inibe a produção da proteína BRAF e impede a sua proliferação inadequada.

Dados do estudo de fase 3 COLUMBUS, apresentado pela Pierre Fabre e sua parceira Array BioPharma durante o ASCO Annual Meeting 2018, nos EUA, apontam que os pacientes tratados com a combinação Enco+Bini alcançaram uma taxa média de sobrevida global de 33,6 meses. Pacientes que realizam tratamento com a monoterapia com Vemurafenibe apresentam sobrevida global de 16,9 meses. Ou seja, essa nova estratégia terapêutica pode aumentar em até 58% a sobrevida global dos pacientes com melanoma BRAF-mutado irressecável ou metastático.

O tratamento tem excelentes resultados em eficácia e uma tolerabilidade melhor do que seus concorrentes. Lançado no segundo semestre de 2018 na Alemanha, Enco+Bini já é o segundo mais utilizado naquele país para pacientes com esta condição.

Aprovação e comercialização

Pesquisadora com tudo de ensaio

Em 2018, a combinação Enco+Bini foi aprovada pelas agências reguladoras dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), e da Europa, European Medicine Agency (EMA), para o tratamento de pacientes adultos com melanoma irressecável ou metastático ou com mutação BRAFV600E ou BRAFV600K.

No Brasil, a expectativa é de entrada no mercado privado a partir do segundo semestre de 2020.

A Pierre Fabre tem direitos exclusivos para desenvolver e comercializar Encorafenibe e Binimetinibe em todo o mundo, exceto nos EUA, Canadá, Israel, Japão e Coréia do Sul.

 

Imagem do footer