Conexão Rede Rotulagem

Newsletter semanal, 01/10/2018

Modelo informativo colorido ganha espaço na mídia

As declarações do novo presidente da ANVISA, William Dib, em defesa do uso de cores no modelo de rotulagem nutricional a ser adotado no Brasil continuaram a repercutir na imprensa e nas mídias sociais na semana passada.

Em entrevista à Folha de S. Paulo no sábado, 28/9, Dib voltou a defender a análise do modelo informativo colorido. “Estamos em um país democrático e livre, defendo o direito de discutir essa ideia”, afirmou. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Conselho da ABIA, Wilson Mello, elogiou a sugestão de que seja reaberta a discussão sobre o modelo com três cores, defendido pela Rede Rotulagem. A matéria foi replicada por dezenas de veículos de comunicação todo o País.

Setores ligados à Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável criticaram as declarações do diretor-presidente da Anvisa. Reportagem reproduzida no site da revista “Carta Capital” acusa Dib de “atropelar a área técnica” e “se alinhar à indústria de alimentos”. Com a perspectiva de abertura do processo de consulta pública pela Anvisa, o debate sobre a nova rotulagem nutricional deve ganhar intensidade.

 

  • em movimento
  • O presidente do Conselho da ABIA, Wilson Mello, foi um dos palestrantes do 7ᵒ Fórum Lide de Agronegócios, realizado em Ribeirão Preto no dia 22/09. Ele apresentou dados da indústria de alimentos, responsável pelo processamento de 58% da produção agropecuária no País, defendeu o modelo de rotulagem nutricional informativo colorido e criticou os modelos de advertência.

    Na terça-feira, dia 25/09, o presidente-executivo da ABIA, João Dornellas, participou do 25º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela ABITRIGO em Foz do Iguaçu (PR).

    Na quinta-feira, 27/09, Dornellas compareceu ao Fórum Estadão Think Transparência na Alimentação, realizado em São Paulo (SP). A rotulagem nutricional foi assunto na mesa “Seguro, saudável e saboroso: os três S da Alimentação”, na qual o representante da Rede Rotulagem falou sobre o compromisso da indústria com a informação ao consumidor.

    Também na quinta-feira, durante reunião conjunta da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), chefes de Estado e de governo firmaram compromisso de adotar 13 novas medidas para combater doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, câncer, enfermidades cardiovasculares e pulmonares.

     

  • NA IMPRENSA
  • FOLHA DE S. PAULO
    Mudança em rótulos de alimentos é ‘questão de anos’, diz novo presidente da Anvisa – 28/09
    William Dib defende que agência volte a analisar propostas de alertas em rótulos de alimentos nas cores verde, amarela e vermelha

    TV ESTADÃO
    Mudança de rótulos de alimentos vai a consulta pública até dezembro – 26/09
    Comentário de Lígia Formenti sobre o processo de revisão do modelo de rotulagem, enfatizando o prazo para a definição da nova proposta – até o final de 2018.

    CARTA CAPITAL
    Nomeado por Temer, presidente da Anvisa se alinha à indústria de alimentos – 26/09
    Crítica ao posicionamento de William Dib, novo presidente da Anvisa, que se colocou a favor do modelo informativo colorido.

    O ESTADO DE SÃO PAULO
    Adoção de cores em rótulos para indicar risco ganha força – 27/09
    A matéria aborda a retomada do debate acerca do uso de cores como sinalização de quantidades de determinados nutrientes nos rótulos dos alimentos – com sinalização positiva do novo presidente da Anvisa.

     

  • CANAIS SUA LIBERDADE DE ESCOLHA
  • Novo diretor-presidente da Anvisa deu declaração favorável ao modelo informativo colorido

    Presidente executivo da ABIA defende modelo da Rede Rotulagem em evento sobre transparência na alimentação

    O que são Valores Diários de Referência (VDR)?

    Participe

    Acompanhe ativamente os canais Sua Liberdade de Escolha nas redes sociais. Siga nossas páginas, curta e compartilhe as publicações. O seu engajamento é fundamental para fortalecer a educação nutricional por meio do modelo informativo colorido. Comente os posts dos canais Sua Liberdade de Escolha!

     
    Rede rotulagem
    Facebook LinkedIn Instagram www.rederotulagem.com.br