Conexão Rede Rotulagem

Edição de 03 de dezembro de 2018

Discussão sobre a nova rotulagem nutricional ganha força

A Rede Rotulagem lança hoje, 3/12, uma campanha dirigida ao consumidor para apresentar o modelo informativo colorido e explicar a importância do processo de revisão das normas de rotulagem nutricional. A campanha, que tem a participação do preparador físico Marcio Atalla e outros especialistas, será veiculada na internet até o dia 14 de dezembro. Os conteúdos e peças da campanha podem ser vistos na página www.rederotulagem.com.br/sualiberdadedeescolha.

No dia 27/11, a Rede Rotulagem realizou um evento em São Paulo para anunciar a campanha e apresentar uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Ideafix. O levantamento mostrou que 95% dos brasileiros se preocupam com a alimentação e a saúde, mas 66% desconhecem que está em curso no País a discussão sobre o aprimoramento dos rótulos de alimentos e bebidas. O evento contou com a presença de 25 jornalistas e influenciadores digitais, que acompanharam um debate com a participação de João Dornellas, presidente executivo da ABIA, do preparador físico Marcio Atalla, da nutricionista Vanderli Marchiori e da cientista Natalia Pasternak. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal Sua Liberdade de Escolha no Facebook, com mais de 500 visualizações.

Na quinta-feira, 29/11, a Rede Rotulagem promoveu em Brasília, em parceria com o jornal Valor Econômico, o seminário Direito à Informação na Rotulagem de Alimentos, que contou com a participação do presidente da Anvisa, William Dib. Na abertura do evento, Dib afirmou que o processo de revisão da rotulagem nutricional é “uma oportunidade para garantir ao consumidor o direito à informação e também o direito à escolha”. O debate teve a participação de Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI; Alexandre Jobim, presidente da ABIR; João Dornellas, presidente da ABIA; Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais da PROTESTE; e da nutricionista Marcia Terra, diretora da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). O Valor Econômico vai dedicar duas páginas à cobertura do evento, em reportagem a ser veiculada nos próximos dias.

 

  • em movimento
  • Na última terça-feira, dia 27, foi realizada uma reunião técnica na ANVISA, com a participação da consultoria Equilíbrio, para apresentar as vantagens da base de declaração das porções. O encontro foi acompanhado por representantes da Rede Rotulagem.

     

  • NA IMPRENSA
  • Folha de S.Paulo – 29/11 - Nova rotulagem nutricional e a busca por uma alimentação equilibrada
    Artigo de Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, reforçou que o modelo 'semáforo' indica ao consumidor a necessidade de uma análise de sua dieta mais ampla, na qual o alimento industrializado se insere.

    Portal da Indústria – 29/11 - Indústria e representantes da sociedade discutem modelo de rotulagem nutricional
    Matéria apresenta uma síntese da discussão do seminário promovido pela Rede Rotulagem e o jornal Valor Econômico em Brasília

    Jornal da Band – TV Bandeirantes – 27/11 - Mudanças devem deixar rótulos de alimentos mais claros
    Matéria apresenta campanha da Rede Rotulagem e o modelo informativo colorido como opção para os novos rótulos de alimentos e bebidas

    Jornal SBT Brasil – SBT – 27/11 – Mudanças nos rótulos de produtos é tema desconhecido pelos brasileiros
    Matéria aborda a pesquisa e revela que quase 60% dos brasileiros desconhecem o debate sobre a mudança de rótulos dos produtos.

    Portal Metrópoles – 27/11 – Rótulo dos alimentos pode mudar e ANVISA deve lançar consulta pública
    Reportagem mostra resultados da pesquisa do Instituto Ideafix e preocupação da indústria da alimentação para conscientizar o consumidor sobre a questão da rotulagem nutricional

     

  • CANAIS SUA LIBERDADE DE ESCOLHA
  • Direito à informação na rotulagem de alimentos

    Mesa redonda sobre saúde, alimentação equilibrada e informação

    Modelo informativo colorido ajuda a controlar a ingestão de sódio, açúcares e gorduras saturadas

    Participe

    Acompanhe a campanha da Rede Rotulagem nos canais Sua Liberdade de Escolha (Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube) e também no site www.rederotulagem.com.br/sualiberdadedeescolha. Ajude a compartilhar os posts, vídeos e demais peças da campanha com os públicos de interesse.

     
    Rede rotulagem
    Facebook LinkedIn Instagram www.rederotulagem.com.br