Conexão Rede Rotulagem

Newsletter semanal, 17/09/2018

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), João Dornellas, participou da mesa de abertura do evento “As Boas Práticas no Relacionamento com o Consumidor: Nacionais e Internacionais”, realizado em São Paulo, no último dia 11, pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociedade e Consumo (IPS Consumo), com apoio da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/ONU) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Dornellas destacou que “a promoção de hábitos saudáveis, entre eles o da alimentação equilibrada, é de responsabilidade de todos”. “Estamos convencidos de que o melhor caminho para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis passa pela oferta de mais informação e pela educação da população”, afirmou. “Por isso, no caso da rotulagem nutricional, rejeitamos os modelos de alarme, que substituem a informação por símbolos de alerta e a educação pela tutela.”

Participaram do evento o Ministro da Justiça, Torquato Lorena Jardim, a chefe do Serviço de Políticas de Concorrência e dos Consumidores da UNCTAD/ONU, Teresa Moreira, e representantes de associações empresariais e de consumidores.

 

  • em movimento
  • Brasília - No dia 12 de setembro, representantes da Rede Rotulagem participaram de reunião com a diretoria do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, para apresentar argumentos que envolvem a adoção do modelo informativo colorido para a rotulagem nutricional.

    Mercosul - Autoridades brasileiras e de outros países do Mercosul se reuniram no dia 14 de setembro, em Buenos Aires, para debater questões relacionadas à padronização do modelo de rotulagem nutricional entre os países do bloco. O encontro contou com a participação de representantes das associações da indústria da alimentação dos países envolvidos.

    Paraguai - A Câmara de Alimentos e Bebidas do Paraguai emitiu um alerta de preocupação em relação à decisão unilateral do governo uruguaio de adotar uma rotulagem similar ao modelo chileno, desrespeitando regras estabelecidas pelo Mercosul. A questão foi abordada em veículos de imprensa como o portal ABC e Última Hora.

     

  • NA IMPRENSA
  • PORTAL SEGS
    Cardiologistas debatem rotulagem nutricional

    A rotulagem nutricional foi um dos temas debatidos durante o 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado entre os dias 14 e 16 de setembro em Brasília.

    ABC COLOR (Paraguai)
    Preocupa Etiquetado Frontal

    Regulamentação da rotulagem nutricional deve ser feita no âmbito do Mercosul para garantir harmonização regional, defende representante da indústria de alimentos do Paraguai

     

  • CANAIS SUA LIBERDADE DE ESCOLHA
  • O que deve constar no rótulo nutricional?

    UNCTAD/ONU defende acesso do consumidor à informação

    Diálogo com consumidor é base da evolução da indústria

    Participe

    Acompanhe as informações dos canais digitais da Rede Rotulagem, ajude a impulsionar os conteúdos com seus comentários e curtidas e compartilhe as notícias sobre a nova rotulagem nutricional nos canais de sua entidade. Para divulgar ações e notícias em defesa da rotulagem nutricional informativa, escreva para rederotulagem@kubix.com.br.

     
    Rede rotulagem
    Facebook LinkedIn Instagram www.rederotulagem.com.br